⥽ A IDEIA DE DEUS DA BELEZA FEMININA ⥼

 

Mulher da SAF, estamos vivendo numa época em que a beleza tornou-se uma tirania à estima e ao empenho feminino. No orçamento da mulher, os gastos com a busca e manutenção da embelezamento chegam a comprometer outros empreendimentos. Existe uma obsessão! Tudo se resume em aparência física, sob a pressão de uma beleza fabricada pelo modismo e instrumentos de manipulação (cinema, televisão, revistas etc.).

Desde já, deve-se enfatizar que a beleza não é um mal em si. Não se espera que a auxiliadora feminina não cuide de sua aparência, assim como não negligencia atenção à saúde e demais áreas necessárias à própria sobrevivência e bem-estar. O que se combate é a beleza forjada e falseada, que induz a um ciclo vicioso doentio forjador da vaidade feminina!

A ideia de Deus sobre a beleza, conforme diz Gene A. Getz, no livro A estatura de uma mulher espiritual“é muito mais abrangente”. Essa beleza envolve naturalidade, simplicidade, pureza e valorização pessoal. Ela se encontra no resgate da beleza primeira, antes do pecado, como expressão da imagem e semelhança de Deus.

Essa perspectiva de Deus à mulher foi desfigurada, mas como diz Getz, essa “perspectiva de Deus continua!” Diz ele: “...os homens e mulheres que buscam fazer a vontade de Deus podem descobrir qual é esta perspectiva. Ela não elimina a beleza física, nem dispensa as qualidades interiores. A perspectiva de Deus certamente inclui ambas as coisas, mas enfatiza aquilo que deve ser enfatizado – aquilo que é real, duradouro, e que traz verdadeira satisfação – e tudo dentro de sua lei moral.”

Paulo escrevendo a Timóteo (1Tm. 3.11) e a Tito (2.4-5), ressalta algumas qualidades propriamente às mulheres que não vivem mais, mas Cristo vivem nelas. Também Pedro (1Pd. 3.1-4), ao escrever sobre esse quesito, sugere outras qualidades às mulheres, as quais são capazes de forjar a verdadeira beleza: um coração belo não apenas embeleza a mulher, mas usa sua beleza como expressão de liberdade e vida em Cristo. Vejamos, atentamente, o que os sacros escritores destacaram:

     1ª Timóteo 3.11: Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas
respeitáveis
não maldizentes
temperantes
e
fiéis em tudo.

     Tito 2.4-5: Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam
sérias em seu proceder
não caluniadoras,
não escravizadas a muito vinho;
sejam
mestras do bem
a fim de instruírem as jovens recém-casadas a
amarem a seus maridos
e a seus filhos,
a serem
sensatas,
honestas,
boas donas-de-casa,
bondosas,
sujeitas a seus próprios maridos,
para que a palavra de Deus nãos seja difamada.

     1ª Pedro 3.1-4: Mulheres, sede vós, igualmente
submissas a vossos próprios maridos,
para que, se alguns deles ainda não obedecem a Palavra, sejam ganhos, sem palavra alguma, por meio do procedimento de suas esposas, ao observarem o vosso
honesto comportamento
cheio de temor
Não seja o adorno das esposas o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível de
um espírito manso e tranquilo.

Irmã, auxiliadora feminina, possivelmente esteja imaginando que isso é apenas uma lista de obrigações, que somente se somará as outras de sua rotina. E deve estar pensando como ela vai caber em sua bolsa! Na verdade, não cabe, pois foi dada para preencher o coração! Deve, também, estar considerando que essa realidade não diz respeito à mulher no século XXI. Os avanços nos direitos femininos e a sua posição na sociedade, como parte atuante da economia global, não comporta mais essas instruções.

Mulher da SAF, meu desejo é que você atente novamente a essa lista. Observe que seu conteúdo não é para maquiagem da vida, mas para resgatar na mulher sua integridade e beleza, conforme a glória de seu Criador. Olhe para ela como serva de Deus e como auxiliadora feminina que quer assumir a imagem do Senhor Jesus na vida. Veja que não lhe é negado direito e nem lhe priva de nada. Na verdade, é-lhe acrescentado o que lhe foi tirado, resultando em causa do estresse, cansaço e infelicidade.

Deus jamais nos ordena algo sem um fim abençoador. A mulher que assume essa beleza feminina, interior e cristã tem por finalidade de Deus ensinar as novas a prática do amor à família, a conversão dos seus e para que a Palavra não seja prejudicada com seu mau testemunho.

Mulher da SAF, eu sei que você quer esse bem em sua vida! Ore a Deus para que você assuma essa beleza!

    
Rev. Lucas Guimarães

Comentários

MAIS LIDAS ⤤ Mulher da SAF

⥽ NA DIREÇÃO CERTA ⥼ Ap. 1.1