⥽ NA DIREÇÃO CERTA ⥼ Ap. 1.1
“Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João.” — Apocalipse 1.1
O livro do Apocalipse, escrito pelo apóstolo João, é a declaração do divino cuidado de Cristo à igreja. Jesus prometeu que estaria conosco “até a consumação do século.” (Mt. 28.20) Ele mantém essa viva e real presença constante através da abundante atuação do Espírito Santo, que o atualiza em nós, de forma a nos conformar a sua perfeita estatura ao nos encaminhar à santidade. O livro do Apocalipse mostra não apenas essa verdade e realidade. Ele esclarece como Deus, em Cristo e no poder do Espírito, usa a estrutura da Trindade (Deus, Cristo) para operar os decretos eternos (deve acontecer), a presciência divina (revelação) e o exercício de seu comando aos do céu (anjo), como também no comissionamento humano na terra (apóstolo), para dar ciência à igreja (servos) do curso dos acontecimentos que a aguarda. Desse modo, nosso Cristo e Senhor intenta jamais permitir que ela seja surpreendida por eventos que possam causá-la danos fatais, dado ao fato da ausência de perspectiva, previsão ou concepção antecipada nela igreja.
Para não incorrer que fique a mercê das ocorrências do futuro, Jesus Cristo tem habilitado a igreja quanto ao conhecimento do passado, presente e futuro. Isso não significa que ele dispõe à igreja um mapa com a cronologia dos eventos. Porque desqualificou a busca desse conhecimento, quando foi perguntado por um dos discípulos, em clara negação: ‘‘Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade...’’ (At. 1.7) Sendo fechado qualquer perspectiva de uso de vidência ou mapeamento do futuro, o que Jesus Cristo que mostrar sobre o deve ocorrer sem confrontar sua própria palavra?
O que é revelado tem por objetivo proporcionar subsídios à igreja na tarefa de discernir sabiamente sua época, algo que o Jesus censurou na postura dos fariseus: ‘‘Hipócritas, sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu e, entretanto, não sabeis discernir esta época?’’ (Lc. 12.56) Para que ocorra o que o escritor da Epístola aos hebreus considera: ‘‘Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.’’ (Hb. 5.14)
A vida em Cristo é segura. Ele não nos deixou à mercê dos infortúnios ou do acaso. Em tudo, Cristo tem se antecipado para nos proteger, guiar e assegurar que sua vitória será nossa também. O livro do Apocalipse é a revelação do amor protetor de Cristo pela igreja (cada cristão individualmente). Ele não é a revelação de um terror final. Quem lê esse sacro livro deve dizer: ‘‘Como Cristo me ama e me protege!’’ Pela sua leitura, devemos nos tornar otimistas em relação à nossa vitória e certos da queda e derrota do mal.
DESAFIO ⇲ Como auxiliadora feminina, é dever confiar no cuidado de Deus e ser totalmente otimista em relação a vitória em Cristo.
Rev. J. A. Lucas Guimarães
Que benção 🙏
ResponderExcluirGraça e paz amados irmãos,Rev,J.A.Lucas Guimarães, que Deus o abençoe ricamente,trabalho maravilhoso
ResponderExcluirMuito esclarecedor, Deus o abençoe grandemente 🙏🙏
ResponderExcluirQue o Senhor nos abençoe!
ResponderExcluir