⥽ O DIPLOMA DAS MÃES EM ORAÇÃO PELOS FILHOS ⥼

Monica nunca parou de orar por seu filho. Ela tinha levado Agostinho à fé cristã em sua pequena cidade na Argélia, mas, quando ele era um adolescente a família mudou-se para Cartago, no norte da África. Possuidor de um intelecto brilhante e uma vontade ainda mais forte, Agostinho rejeitou a fé de sua mãe e escolheu uma vida em busca de imoralidade. Em suas Confissões, livro autobiográfico, Agostinho falou de seus anos vividos no erro:
“...arrancaste a minha alma de um abismo de trevas, enquanto minha mãe, tua fiel serva, chorava por mim, mais do que as mães choram pela morte física dos filhos... e tu, Senhor, lhe ouviste os pedidos.”

Trezentos anos antes do nascimento de Agostinho, só podemos imaginar como uma outra mãe trabalhava em oração por seus filhos. Além de Jesus, seu primogênito, Maria de Nazaré teve vários outros filhos. E, com a revelação da messianidade de Jesus, sua família estava espiritualmente dividida. O Evangelho de João nos diz claramente que “até mesmo seus próprios irmãos não acreditavam nele” (Jo. 7.5). O ceticismo (incredulidade) de seus filhos mais jovens em relação a seu meio-irmão mais velho deve ter perfurado o coração de Maria.

Naquela sexta-feira, quando seu filho mais velho foi pendurado em uma cruz romana, foi o pior dia da vida de Maria. E o domingo, quando ele ressuscitou, foi o melhor! Entre aqueles a quem Cristo apareceu, depois de sua ressurreição, estava o seu irmão Tiago. Não é necessário saber o que se passou entre eles, mas Paulo dá a entender que foi um encontro exclusivo de Jesus a seu irmão: Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos...” (1Co. 15.7) É o suficiente para nós saber que, quando os discípulos e as mulheres se reuniam para orar no cenáculo, depois da ascensão de Jesus ao céu, Maria estava entre eles e seus outros filhos estavam com ela ali: Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.” (At. 1.14) Aquele a quem eles haviam rejeitado na vida, foi o mesmo a quem agora colocaram sua fé por toda a eternidade!

O filho pródigo de Monica tornou-se um dos cristãos mais famoso do século IV: Agostinho, bispo de Hipona, filósofo e teólogo cristão reconhecido na História da Igreja e nas academias filosóficas seculares. As Confissões de Agostinho é um clássico da fé cristã. Tiago, filho de Maria, tornou-se líder da Igreja em Jerusalém, e escreveu a Epistola do Cânon do Novo Testamento que leva o seu nome.

Você tem filhos ou netos que se afastaram de Deus? Anos podem passar sem qualquer mudança externa aparente, mas Deus ouve sua amorosa intercessão por seus queridos. Animem-se! Deus ouve suas orações por seus filhos! Ele vai devolver seu filho como fez com Mônica e restabelecer sua filha como fez com Maria.

Ore, creia, espere, anime-se e persevere!

Rev. J. A. Lucas Guimarães

Adaptado do sua autoria, intitulado Vencendo e para vencer: devocionais no livro de Apocalipse. São Paulo: Kindle/Amazon. Adaptado pelo autor.


Comentários

MAIS LIDAS ⤤ Mulher da SAF

⥽ NA DIREÇÃO CERTA ⥼ Ap. 1.1