⥽ VIVO-MORTO

Por rev. Lucas Guimarães *

“Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto” (Ap. 3.1b).

Um mal que compromete seriamente a vida e beleza da igreja é do cristianismo nominal. Esse cristianismo é como expressava uma antiga propaganda de um anticaspa: ‘‘Tem cor e cheiro de remédio, mas não é remédio’’!

O joio compromete uma plantação de trigo, e os bodes a criação de ovelhas! A principal característica do cristão nominal é que ele diz que é algo que na prática não vive. Pelos frutos se conhece a árvore! Ser de Jesus é uma questão de vida nova. Essa vida é como a semente que germina: busca naturalmente a luz. A quem queremos enganar? O cristão nominal pensa que sua vida não é conhecida. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte! Não se pode esconder a ausência da verdadeira vida em Cristo. Como diz Paulo, as obras da carne são conhecidas por todos (Gl. 5.19). Por mais que uma pessoa tente viver o que ela não é em Cristo, a lei do pecado se impõe. João Calvino faz uma pergunta pertinente: 
Perguntemos àqueles que não possuem nada mais que a membresia de uma igreja, e que apesar disto desejam ser chamados de cristãos, como podem glorificar o sagrado nome de Cristo? [1]

Sua conclusão é ainda mais pertinente: 
O conhecimento externo de Cristo é só uma crença perigosa, não importando o quão eloquentes possam ser as pessoas que o têm. O evangelho não é uma doutrina da fala, mas de vida. Não se pode assimilá-lo por meio da razão e da memória, única e exclusivamente, pois só se chega a compreendê-lo totalmente quando Ele possui toda a alma e penetra no mais profundo do coração. Os cristãos nominais devem parar de insultar a Deus vangloriando-se de serem aquilo que não são. Devemos nos ater em primeiro lugar no conhecimento de nossa fé, pois está é o princípio de nossa salvação. A menos que nossa fé ou religião promovam uma mudança em nosso coração e em nossas atitudes nos transformando em novas criaturas, não nos será de muito proveito. [2]

A vida em Cristo tem brilho e beleza. Seu testemunho glorifica a Deus. A vida do cristão nominal é morta: de graça, de amor e de novidade. Aquele que se encontra em tal situação deve pedir a Jesus, com seu Espírito plenamente vivificador, que o conduza para fora desse mal.

De nada adianta dizer “Senhor, Senhor” e não viver o Reino de Deus. O Senhor dirá: “Apartai-vos de mim” (Mt. 7.23)!
DESAFIO | Viver o verdadeiro Cristianismo.

ORAÇÃO | Orar pela eficácia das ações contra a pandemia do Covid-19.
_____________

* Adaptado do livro Vencendo e para vencer: devocionais no livro de Apocalipse, do Rev. J. A. Lucas Guimarães, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração (Santos/SP), do Sínodo do Litoral Paulista, e autor do livro "A força da missão feminina", que expõe os princípios bíblicos do moto da SAF.

[1] GUIMARÃES, J. A. L. O coração a Deus. Editora Ixtlan.
[2] GUIMARÃES, 
J. A. L. O coração a Deus. Editora Ixtlan.

Comentários

MAIS LIDAS ⤤ Mulher da SAF

⥽ NA DIREÇÃO CERTA ⥼ Ap. 1.1