⥽ SEM TOLERÂNCIA AO MAL

Por rev. Lucas Guimarães *

“Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes” (Ap. 2.12).

Se aquele que vem ao nosso encontro é visto como tendo uma espada plenamente cortante na boca, é necessário atentar para o motivo de seu prepara para uma luta contra nós. 
Jesus assume uma imagem e postura conforme a necessidade de ação para com sua igreja. Em Pérgamo, ele é esse guerreiro que através de sua Palavra impõe ação julgadora. Por qual motivo? A igreja estava tolerando passivamente a idolatria, a imoralidade e a falsa doutrina.

Não é possível à auxiliadora feminina imaginar que Jesus deverá ser tido como um cordeiro no meio de tamanho desvio da vida cristã. Poderíamos até tentar socorrer a igreja de Pérgamo com nossa piedade: “Mas vocês não sabem como era difícil ser cristão nessa cidade? É dito até que nela o trono de Satanás estava erguido!” Tal condição não é justificativa. A influência do ambiente não anula a responsabilidade do cristão em manter seu testemunho. Os heróis da fé destacaram-se não porque foi propício a eles o momento. Pelo contrário, todos se elevaram em meio as mais terríveis adversidades e paganismo. E até esperaram contra a esperança!

Onde está o trono de Satanás, mais e mais a auxiliadora feminina deve tornar firme sua convicção de que somente adora a Deus e apenas a ele presta culto (Mt. 4.10). Na abundância do pecado, é preciso superabundar a graça de Deus através do viver cristão. Não existe justificativa para vacilar diante da idolatria, imoralidade e falsos ensinos. O Senhor se levantará com sua poderosa Palavra para julgar a igreja que se curvar ao trono do inimigo.

Jesus é o Senhor. Temê-lo e amá-lo: eis o alvo!
DESAFIO | Permanecer na paz com Deus para ter a paz do Senhor.

ORAÇÃO | Orar pela economia de nosso país.
_____________

* Adaptado do livro Vencendo e para vencer: devocionais no livro de Apocalipse, do Rev. J. A. Lucas Guimarães, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração (Santos/SP), do Sínodo do Litoral Paulista, e autor do livro "A força da missão feminina", que expõe os princípios bíblicos do moto da SAF.

Comentários

MAIS LIDAS ⤤ Mulher da SAF

⥽ NA DIREÇÃO CERTA ⥼ Ap. 1.1