⥽ PLENAMENTE JESUS


Por rev. Lucas Guimarães *

“Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” (Ap. 1.17-18).

Jesus se apresenta à João. Ele começa a descrevê-lo. As imagens, adjetivos e qualificações não são suficientes para demonstrar a plena beleza de sua santidade, glória e majestade. Como é maravilhoso exaltar e glorificar o Cristo de nossa vida e fé. João Calvino, em belíssimas palavras, exalta Jesus afirmando que:

Tudo aquilo de bem se poderia pensar ou desejar encontra-se unicamente em Jesus Cristo. Pois Ele se humilhou para nos exaltar. Ele se fez escravo para nos libertar, Ele nos empobreceu para nos enriquecer (2Co. 8.9), Ele foi vencido para nos resgatar, preso para nos libertar, condenado para nos absorver, fez-se solidário da maldição para nossa bênção (Gl. 13.13), fez-se oferenda de pecado para nos justificar, descaracterizou-se para nos caracterizar, morreu para que vivêssemos, de tal modo que por meio dele a rudeza foi suavizada, a ira foi abrandada, as trevas clareadas, a injustiça justificada, a fraqueza, fortificada, a dor consolada, o pecado tolhido, o desprezo desprezado, o temor substituído pela segurança, as dívidas quitadas, o trabalho aliviado, a tristeza será regozijo, a infelicidade tornada felicidade, a dificuldade, facilidade, a desordem será ordem, a divisão, união, a desonra enobrecida, a rebelião subjugada, a ameaça ameaçada, as armadilhas desarmadas, os ataques atacados, os motins abafados, os combates combatidos, as guerras guerreadas, a vingança vingada, o tormento atormentado, a condenação condenada, a ruína arruinada, o inferno encerrado, a morte, morta, a mortalidade tornar-se-á imortalidade. Em resumo, a misericórdia absorveu toda a miséria, a bondade toda a maldade. [1]

Maravilhoso Jesus! Plenamente tudo: todo bem, toda felicidade, toda bondade e toda esperança. Não tenha medo! Jesus é maior! Antes e depois, vivo e ressuscitado, sobre a morte e o inferno: simplesmente Jesus, plenamente Cristo!


DESAFIO | Colocar Jesus Cristo em elevada exaltação em meu coração.

ORAÇÃO | Orar por cada mulher que deu a luz hoje.

_____________

* Adaptado do livro Vencendo e para vencer: devocionais no livro de Apocalipse, do Rev. J. A. Lucas Guimarães, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração (Santos/SP), do Sínodo do Litoral Paulista.


[1] GUIMARÃES, J. A. Lucas. O coração a Deus: síntese da espiritualidade de João Calvino. São Paulo: Ixtlan, 2010. p. 37.

Comentários

MAIS LIDAS ⤤ Mulher da SAF

⥽ NA DIREÇÃO CERTA ⥼ Ap. 1.1