⥽ DOUTRINA É COISA SÉRIA

Por rev. Lucas Guimarães *

“Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição” (Ap. 2.14).

Ficamos preocupados com os erros morais e deixamos de lado aqueles nascidos do uso indevido das Escrituras. Conhecer a Palavra e seus ensinos é requisito central no Cristianismo. Irrepreensível na moral, mas falho na doutrina. Que proveito se tem? Errar na interpretação do mapa, resultará em perdição no caminho. Jesus tem a doutrina como coisa séria. É através da afronta à doutrina que as pessoas se cercam de “mestres segundo as suas próprias cobiças” (2Tm. 4.3). É pelo erro doutrinário que se perde a reverência ou se torna “fariseu”.

Uma grande virtude unida a uma heresia torna-se alvo da repreensão divina. A Palavra de Deus nos instrui a não nos deixar “envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça...” (Hb. 13.9). A Palavra é enfática: “Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho” (2Jo. 1.9). Sem a doutrina, o Cristianismo perde a essência!

Chama a atenção o fato de Jesus constatar que a igreja de Pérgamo mantinha convivência conivente e omissa com o erro doutrinário. Nela tinha doutrinas diversas do puro Cristianismo, mas não recebiam a devida repreensão, disciplina e combate, como é devido a todo erro. Numa condição dessa, os lobos fazem a festa no aprisco do Senhor!

Que cada auxiliadora feminina busca conhecer a doutrina reformada e bíblica, para que os ventos do erro não a coloque no redemoinho do inimigo.
DESAFIO | Buscar conhecer mais e mais a sã doutrina.

ORAÇÃO | Orar pelos evangelistas.
_____________

* Adaptado do livro Vencendo e para vencer: devocionais no livro de Apocalipse, do Rev. J. A. Lucas Guimarães, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração (Santos/SP), do Sínodo do Litoral Paulista, e autor do livro "A força da missão feminina", que expõe os princípios bíblicos do moto da SAF.

Comentários

  1. Como precisamos aprender. Maranata. Gratidão pelo estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha gratidão pelo acesso às devocionais. Realmente, precisamos aprender muito. Todavia, o que já sabemos é suficiente para nossa salvação e para a glória de Deus. Então, que o aprendizado seja para que aprofundemos mais e mais esses dois temas.

      Excluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS ⤤ Mulher da SAF

⥽ NA DIREÇÃO CERTA ⥼ Ap. 1.1