⥽ AMOR FAZ DIFERENÇA


Por rev. Lucas Guimarães *

“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Ap. 2.4).

O apogeu da história da salvação: Deus nos amando de tal maneira que enviou seu Filho para morrer na cruz por nós (Jo. 3.16). Nesse amor, derramado em nossos corações pela fé em Cristo, somos levados a amar ao Deus que nos amou primeiro. Por esse amor, somos capazes de amar uns aos outros. A história de nossa salvação e santificação é a história do amor de Deus por nós. Não é por acaso que todas as obras perdem o valor, na perspectiva do Reino, quando realizadas sem amor.

Uma igreja que tem perseverança, santidade, discernimento, firmeza em momentos de provações e trabalho intenso para o Reino, mas não tem o cuidado de fazer tudo isso em amor, encontra-se em grave perigo. Sem amor, é farisaísmo, religiosidade, egoísmo, vanglória e desperdício. Com amor, é cristianismo, fé, humildade, bênção e proveitoso. Na perspectiva de Cristo, o amor é tudo. Sem amor, todo servir é dor! Ou nas palavras de John Stott: “Sem amor tudo perde o sentido.” [1]

O que parecia uma perda insignificante, diante da operosidade da igreja em Éfeso, foi revelado pelo Senhor que nada compensa, por menor que seja, a falta do amor, por ser ele essência. As muitas obras não preenchem o vazio do pouco amor. Como diz João Calvino: “Porque nada existe, não importa quão maravilhoso ou extraordinário possa ser, que não é arruinado, pelo prisma de Deus, pela ausência do amor.” [2]

A auxiliadora feminina deve atentar para o seu exame de “eletrocardiomotivograma” - a intensidade da motivação do seu coração. Dois mandamentos devem formar toda a estrutura do coração: amar a Deus e ao próximo. Fazer por amor é obediência, é agradável a Deus e é abençoador!


DESAFIO | Amar a Deus e ao próximo.

ORAÇÃO | Orar pela comunhão da igreja.

_____________

* Adaptado do livro Vencendo e para vencer: devocionais no livro de Apocalipse, do Rev. J. A. Lucas Guimarães, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração (Santos/SP), do Sínodo do Litoral Paulista.

[1] SOTT, John. A Bíblia toda, o ano todo: meditações diárias de Gênesis a Apocalipse. Editora Ultimato.
[2] GUIMARÃES, J. A. Lucas. O coração a Deus: síntese da espiritualidade de João Calvino. São Paulo: Ixtlan, 2010. p. 65.

Comentários

MAIS LIDAS ⤤ Mulher da SAF

⥽ NA DIREÇÃO CERTA ⥼ Ap. 1.1