⥽ SIM, CRISTO É MAIS


Por rev. Lucas Guimarães *

“Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força” (Ap. 1.16).

Descrever e definir a grandeza de algo é sempre uma tarefa difícil. Apenas quando se quer denigrir a imagem do outro, é que se torna fácil a apresentação de alguém. João, diante da grandeza e majestade de Jesus Cristo, o descreve como um rei e sacerdote vestido de autoridade, beleza e força. Ele procura termos, palavras e imagens para que tivéssemos a melhor noção possível da condição do Cristo glorificado. Se você pensa com força exclamativa: “Jesus é tudo isso!” Afirmo, então, que ele é mais. Porque é impossível descrever em sua totalidade a majestade de Cristo. É possível apenas adorá-lo na beleza de sua santidade!

Foi nesse caminho do esforço para apresentar Jesus Cristo da melhor forma possível que João Calvino, pastor em Genebra no século XVI, evangeliza-nos ao exaltá-lo nos seguintes termos:

“Pois tal é a vida eterna: conhecer um único e verdadeiro Deus e aquele que Ele enviou, Jesus Cristo, no qual Ele instituiu o princípio, o meio e o fim de nossa salvação. Este é o Isaque, o filho bem-amado do pai, que foi oferecido em sacrifício e que, no entanto, não sucumbiu ao poder da morte (Gn. 22). É também o vigilante pastor Jacó, que com tanto cuidado tomou conta de suas ovelhas (Gn. 30). É o bom e piedoso irmão José que, em meio à sua glória, não teve vergonha de reconhecer seus irmãos quão simples e desprezível que fossem (Gn. 45). É o grande sacrificador e sumo sacerdote Melquisedeque, tendo feito sacrifício eterno uma vez por todas (Hb. 7.27). É o supremo legislador Moisés escrevendo sua lei sobre as tábuas de nossos corações por intermédio de seu espírito. É o fiel capitão e guia Josué para nos conduzir à terra prometida. É o nobre e vitorioso rei Davi sujeitando sob suas mãos toda a força rebelde. É o magnífico e triunfante rei Salomão governando seu reino em paz e prosperidade. É o forte e poderoso Sansão que pela sua morte venceu todos os seus inimigos (Jz. 16)”. [1]

Esse é Jesus! Olhe para ele e veja nele a força de sua salvação. Ame-o profundamente, e mais e mais. Esse é o seu sacerdote (que intercede), rei (que governa) e profeta (que revela a Palavra)!

Que a melhor definição que a auxiliadora feminina possa elaborar sobre Jesus Cristo seja: “Ele é o meu Salvador e Senhor, em quem confio minha alma e creio como minha esperança e redenção.”


DESAFIO | Ter em evidência constante a confissão da fé em Jesus Cristo para que renove e promova mais e mais amor a sua vida, obra e pessoa.

ORAÇÃO | Orar pela volta às aula, para que Deus nos abençoe com a normalidade nessa área.

_____________

* Adaptado do livro Vencendo e para vencer: devocionais no livro de Apocalipse, do Rev. J. A. Lucas Guimarães, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração (Santos/SP), do Sínodo do Litoral Paulista.

[1] GUIMARÃES, J. A. Lucas. O coração a Deus: síntese da espiritualidade de João Calvino. São Paulo: Ixtlan, 2010. p. 36.

Comentários

MAIS LIDAS ⤤ Mulher da SAF

⥽ NA DIREÇÃO CERTA ⥼ Ap. 1.1