⥽ LUGAR DE SE REVELAR
Por rev. Lucas Guimarães *
“...achei-me na ilha chamada Patmos...” (Ap. 1.9b).
A ilha de Patmos era um dos presídios do Império Romano. Se tivéssemos de escolher um lugar na terra para ser chamado de inferno, ela seria esse lugar. Ali nesse lugar, onde o que mais reinava era dor, sofrimento e desespero, parecia impossível pensar que Deus poderosamente agisse com tanta graça e luz. Não se espera que Deus opere onde não existe um cristão. Mas ali em Patmos agora havia um: adorador e servo. Nessa ilha de miséria humana, Deus revela sua vitória sobre o mal. Patmos agora é a ilha da revelação de Deus. Como pôde ser isso? Agora João vive a graça de Deus nesse ambiente!
Quantas vezes nos achamos também ilhados por uma situação adversa ou por uma estrutura que nos aprisiona de forma a somente vivenciarmos o sofrimento! Isso nos assusta, pois não planejamos e nem estava em nossa expectativa. O momento não é de questionar como Deus pode ter permitido o nosso exílio. É necessário afirmar a graça de ser auxiliadora feminina em tempo e fora de tempo, na liberdade ou nas prisões!
João Calvino, escrevendo sobre o prejuízo que é ser cristão nominal, enfatiza: “A menos que nossa fé ou religião promovam uma
mudança em nosso coração e em nossas atitudes nos transformando em novas
criaturas, não nos será de muito proveito.” É preciso que com a revelação de Cristo, como nossa salvação, ocorra também o nosso revelar como nova criatura.
Ah, se cada auxiliadora feminina revele a força de seu cristianismo para influenciar o lugar onde se encontra com a maravilhosa graça de Deus! Você é cristã e está onde o dramático pode estar acontecendo. É por você e não por outra pessoa que Deus vai manifestar sua glória.
╝■╚
DESAFIO | Ter coragem e atitude para assumir o controle nas situações adversas através da fé e do testemunho cristão.
ORAÇÃO | Pelos indígenas de nossa nação, para que o Evangelho os alcance de forma libertadora e salvadora.
_____________
* Adaptado do livro Vencendo e para vencer: devocionais no livro de Apocalipse, do Rev. J. A. Lucas Guimarães, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração (Santos/SP), do Sínodo do Litoral Paulista.
Deus é maravilhoso e sua presença independente de onde estamos! Que bênção!
ResponderExcluirSim, ele está presente. E se ele está presente, então o cristão teme e vive essa presença de Deus com temor, obediência e serviço. Deus a abençoe!
Excluir